Aos vinhos produzidos na quinta, situada no Vale do Cávado, na freguesia de Frossos, concelho de Braga, foi dado o nome PEIXOTO RODRIGUES, fundador das empresas do grupo JPR, que integram a José Peixoto Rodrigues & Cª Lda. e a Armazens de Ferro, Aço e Metais do Lima, Lda.
José Peixoto Rodrigues, com um longo percurso, desde os 15 anos de idade, na actividade comercial do ferro siderúrgico, foi também o impulsionador dos vinhos nas quintas do Assento, de origem familiar, e mais tarde na quinta contígua, do Passal. A partir do ano 2000, para a produção do vinho, introduziu técnicas e equipamentos modernos, com o saber e a experiência do viticólogo e dos enólogos, essenciais para enaltecer o melhor de cada vinho.
Amigo de longa data das caçadas que partilhavam, foi com bom agrado que o viticólogo Adriano Ferreira aceitou o convite de Peixoto Rodrigues para transformar, de raiz, a vinha. Adriano Ferreira tornou-se o responsável pelas técnicas agrícolas adoptadas, visando a obtenção da melhor qualidade das uvas, salvaguardando o meio ambiente e o bem estar dos seres humanos envolvidos.
Os enólogos Fernando Moura e Pedro Campos também integram, desde o ínicio, o projecto dos vinhos Peixoto Rodrigues. Com larga experiência na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, acrescentam ao melhor da natureza o conhecimento e técnica evoluídos, para, deste modo, preservar as características e a tipicidade dos vinhos produzidos.
Jorge Rodrigues, começou a produzir e a engarrafar os vinhos Peixoto Rodrigues a partir do ano 2004.
Filho de José Peixoto Rodrigues, e motivado não só pelo gosto do campo e da natureza, mas também pelo convívio familiar e amigável que a produção de vinho proporciona nas vindimas, abraçou este projecto desde o seu inicio.
O edifício da adega resulta da reconstrução de uma antiga casa de lavrador.
Está equipada com os tradicionais lagares em granito para fermentar os vinhos tintos e também com as modernas cubas de inox para a fermentação dos vinhos brancos e rosés.
Apesar de serem utilizados os métodos tradicionais de produção de vinho verde, a adega utiliza a moderna tecnologia, de modo a proteger e garantir a qualidade das uvas produzidas.